Marcelo Knopfelmacher

Advogado, Brasileiro

Formação Acadêmica

Bacharelado: Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie SP

Mestrado: Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de SP


Atuação Pública

Foi Conselheiro Secional da OAB/SP e Presidente da Comissão da OAB/SP de Relacionamento com o Tribunal Regional Federal da 3a Região. Foi Presidente do Movimento de Defesa da Advocacia — MDA.


Carreira

Começou sua carreira como advogado tributário de empresas brasileiras e multinacionais. Em 2013 migrou para a área criminal tendo passado a atuar na área anti corrupção e na defesa e na assistência de acusação de casos criminais emblemáticos brasileiros.

Defendeu procuradores da República da Operação Lava Jato junto ao Conselho Nacional do Ministério Público — CNMP. Defendeu Ministros, ex Ministros de Estado, Senadores da República, Deputados Federais, Estaduais, Chefes e ex Chefes do Poder Executivo em casos de grande repercussão. Atua como advogado na assistência de acusação no caso dos Hackers do Intercept, caso central para a Operação Lava Jato.

Com o término da quarentena do ex Ministro da Justiça Sergio Moro, passaram a atuar em conjunto em casos de compliance e implementação de agenda e programas anti corrupção em empresas privadas brasileiras e multinacionais.

Defendeu como advogado o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo em caso de repercussão envolvendo a competência para apuração de crimes dolosos contra a vida praticados por policiais militares.

Socio fundador do escritório Knopfelmacher, Locke Cavalcanti Advogados resultado da junção de esforços e expertise com Felipe Locke Cavalcanti, Procurador de Justiça aposentado, ex Ministro do Conselho Nacional de Justiça — CNJ e ex Presidente da Associação Paulista do Ministério Público — APMP.


Prêmios

Recebeu a Medalha do Mérito da Justiça Militar do Estado de São Paulo.

Recebeu o Colar do Mérito da Justiça Militar do Estado de São Paulo.