NOSSA TRAJETÓRIA
E DESAFIO

O escritório Knopfelmacher Advogados foi fundado há 20 anos por Marcelo Knopfelmacher, em São Paulo, Capital, tendo, nos primeiros 15 anos, se dedicado quase que exclusivamente à área tributária.

Os litígios de ordem fiscal se mostravam constantes, inclusive com questionamentos de natureza constitucional, cujos reflexos são observados até os dias de hoje.

Com a intensificação das operações anticorrupção, em meados de 2014, e a partir da demanda que então se inaugurou, fomos instados a exercer também a advocacia criminal.

O direito penal e a interdisciplinaridade das matérias jurídicas, inaugurada pela atuação do Estado por meio de forças-tarefas, explodiam no país.

Aceito o desafio, que já era para nós uma tendência praticamente natural após a promulgação, em 2013, de leis anticorrupção e de organizações criminosas – esta última que consagrava o instituto da colaboração premiada – passamos a atuar com muita intensidade e com muita paixão no direito penal.

A experiência do direito tributário anterior – e, portanto, dos meandros do mundo empresarial – levada para o âmbito do direito penal fez um espelho, sob a ótica da advocacia privada, das tão temidas forças tarefas instaladas pelo Poder público.

Com a aposentadoria, em junho de 2018, de Felipe Locke Cavalcanti como Procurador de Justiça após uma exitosa carreira de 30 anos no Ministério Público do Estado de São Paulo, tendo exercido os cargos mais altos nessa instituição, o time se completou.

A partir de 2020, pela primeira vez nesses 20 anos, o nome do escritório se alterou para Knopfelmacher Locke Cavalcanti, fechando um ciclo importante na sua consolidação como um escritório totalmente habilitado para atuar com nível de excelência nas áreas criminal e tributária.

ka-advo-1

Marcelo
Knopfelmacher

Sócio fundador do escritório. Mestre em Direito Público pela PUC/SP. Foi Conselheiro Secional da OAB/SP e Presidente da Comissão de Relacionamento com o TRF-3. Atua nas áreas criminal e tributária.

ka-advo-2

Felipe
Locke Cavalcanti

Sócio do escritório. Procurador de Justiça Aposentado – Ministério Público do Estado de São Paulo. Ministro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ nos biênios 2007-2009 e 2009-2011. Presidente da Associação Paulista do Ministério Público – APMP nos biênios 2013/2014 e 2015/2016. Professor de Direito Penal e Processual Penal.

ka-advo-4

Mariana
Figueiredo Paduan

Sócia do escritório. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP e em Direito Penal Econômico pelo Instituto de Direito Público de São Paulo – IDP/SP.